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Quem visitar o estande virtual da Scania na Lat.Bus & Transpúblico 2021 (Feira Latinoamericana do Transporte) vai conferir a diversidade de possibilidades que a marca oferece para os clientes de ônibus. O visitante poderá navegar de forma intuitiva por diversas formas de conteúdos e conhecer a fundo como a fabricante proporciona máxima rentabilidade, disponibilidade e o menor custo total de operação. A programação completa do evento, que contará com vasto seminário online nos dias 21, 22 e 23 de setembro, e informações sobre o cadastramento para participar estão no site: https://amppexperience.com.br/lat-bus-2021/.

O estande virtual da Scania terá mais detalhes sobre a gama de ônibus para o mercado brasileiro, que é formada por quase 30 modelos de chassis indicados ao transporte urbano, intermunicipal, fretamento, rodoviário e de turismo. A marca também dispõe da linha mais sustentável a gás (natural e/ou biometano) tanto nos urbanos quanto nos rodoviários.

“A Scania analisa, em parceria com sua rede de concessionárias, a melhor solução para a operação do cliente. São levados em conta diversos fatores que influenciam diretamente em aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. A nossa linha oferece o menor custo total de operação do mercado no ciclo de vida do veículo, além de conforto, segurança e comodidade excepcionais para garantir uma ótima experiência ao motorista e aos passageiros. Para isso, nossa rede está sempre atualizada e preparada para entender com profundidade as necessidades do operador”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

Portfólio completo para clientes de todo o Brasil

O segmento rodoviário da Scania contempla modelos das Séries K (com motor traseiro) e F (com motor dianteiro). Os chassis com motor traseiro podem ser usados em aplicações de curtas, médias e longas distâncias. Já a Série F é voltada para rotas curtas e médias. As soluções Scania disponibilizam chassis de configurações de eixos 4x2, 6x2 e 8x2, e nas motorizações de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, com opções de 250, 310, 360, 400 e 440 cavalos de potência. Também há as opções de 280 cv e 320 cv nas pioneiras versões a gás. O torque varia de 1.150Nm a 2.300Nm.
 
Outro sucesso são os rodoviários que atendem à legislação para 15 metros de comprimento. São modelos oferecidos com a tração 8x2, para opções DD (double decker). A Scania é a líder no segmento de chassis para carrocerias rodoviárias de 15 metros.

Já para a mobilidade urbana eficiente a gama Scania tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. As configurações são com piso baixo, normal, padrons, articulados, biarticulados para corredores exclusivos de sistemas BRT. Também estão no portfólio chassis de 15 metros e 18,6 metros para atender operações mais flexíveis.

Confira os principais modelos de ônibus rodoviários da Scania:

K 250 IB 4x2
K 310 IB 4x2
Esses dois modelos são indicados para o fretamento e linhas curtas. Em razão do alto torque (1.550Nm), os modelos possibilitam aos clientes excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de combustível.   

K 360 IB 4x2
É o chassi mais emplacado da Scania no Brasil e uma ótima opção para carrocerias de 14 metros. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas interestaduais estão levando os empresários a escolher modelos mais rentáveis, migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14 metros e até 50 lugares). Indicado para a aplicação rodoviária de curtas, médias e longas distâncias. O torque elevado a baixas rotações (1.850Nm) assegura uma excelente força de arranque e aceleração para uma dirigibilidade excepcional em condições de tráfego e difíceis acessos.

K 360 IB 6x2
K 400 IB 6x2
Além de serem opções rentáveis para operação rodoviária de média e longa distância, esses dois modelos também são ideais para operações de turismo e de fretamento. Ambos são equipados com motor 13 litros e têm alto torque de 1.850Nm e 2.100Nm, respectivamente.

K 440 IB 8x2
A solução 8x2 de 15 metros é um sucesso pioneiro da marca, desde novembro de 2016. Com este modelo, os empresários conseguem transportar mais pessoas nas linhas interestaduais por viagem, com importante redução de custos.

Confira os principais modelos de ônibus urbanos da Scania:

K 250 UB/IB 4x2 NB – piso normal ou baixo
Motor diesel de cinco cilindros em linha com quatro válvulas em cada uma, possui opções de 12,5/13,2 metros, com capacidade para até 115 passageiros. É uma ótima solução para o transporte eficiente nos grandes centros urbanos.

K 310 IB/UB 6x2*4 – piso normal ou baixo
O motor gera 310 cavalos e um alto torque (1.550Nm), já em baixas rotações, que permite melhores resultados operacionais pela robustez do conjunto e menor consumo de combustível. A opção de 15 metros, com piso baixo, facilita o embarque dos passageiros.

Articulados

Para aguentar o trabalho nas linhas troncais dentro dos corredores exclusivos é preciso que o ônibus tenha um chassi muito robusto, mas que também seja econômico. A Scania oferece os veículos ideais com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração.

Um diferencial Scania nos modelos K310 IB 6X2*4 e  K310 IB 6X2/2 são os redutores de cubo que contam com engrenagens helicoidais, permitindo a redução de ruídos durante a operação.

Biarticulados

O modelo F 360 HA, piso normal, tem motor frontal de 360 cv de grande porte (mas de baixa rotação) e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria) já em baixas rotações para economizar combustível. O biarticulado F 360 HA recebe caixa automática e suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros. A composição tem a configuração 8x2 de 43,5t de capacidade de carga, que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Os redutores de cubo também contam com engrenagens helicoidais, que diminuem o ruído durante a operação do veículo.

Tecnologias

O portfólio de produtos Scania está equipado com as tecnologias de segurança mais modernas do mercado.
O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.
Já o sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Amplo leque de serviços ampliam rentabilidade dos clientes

Ciente de que as necessidades do mercado mudam constantemente e na busca por surpreender o cliente, a Scania investe regularmente em atualizações e antecipação de tendências para manter seu portfólio sempre eficiente. A conectividade é a base de tudo. Hoje, a fabricante possui quase 3 mil ônibus conectados no Brasil. 

Conectividade

O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais, mensais e anuais. Já o pacote Desempenho, a solução mais abrangente em conectividade, permite acompanhamento completo em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016.

O novo pacote Avaliação do Motorista, incorporado em 2020, é uma solução intermediária entre os dois, e da mesma forma que o Desempenho já oferece ao transportador a funcionalidade mais relevante para a redução do consumo de combustível. Por meio da exclusiva inteligência artificial Scania de avaliação individual do condutor, apresenta um ranking dos motoristas de uma frota e também um relatório personalizado contendo sua pontuação. Além de oferecer recomendações de ações a serem tomadas no dia a dia para o aperfeiçoamento no estilo de condução veicular, colaborando diretamente na economia de combustível, redução das emissões de CO2 e no desgaste prematuro de componentes, como pneus, freios e demais sistemas dos veículos. Tudo feito de uma forma eficiente, intuitiva e de fácil entendimento, para evitar a necessidade de complexas e demoradas análises feitas por profissionais dedicados a tais tarefas no transportador.

Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.

PMS personalizados para diversas operações

Os programas de manutenção Scania (PMS) propiciam alto desempenho, mais disponibilidade e melhor planejamento das paradas na oficina. Atendem as demandas com serviços e reparos adequados à necessidade de cada operação, o que resulta em mais rentabilidade para os clientes.

Os PMS podem ser customizados, seja o Standard, com manutenções preventivas inclusas, ou o PMS Premium, que garante uma cobertura completa de manutenções preventivas e corretivas. O Premium também conta com o apoio da Control Tower, uma novidade anunciada pela marca em julho deste ano, além de equipe de gestão ativa do processo de manutenção que garante o retorno rápido do veículo para a operação. Para os veículos que contam com qualquer uma das soluções de conectividade, os PMS oferecem a possibilidade de pagar apenas pelo que rodar, na modalidade de cobrança por km. Ou seja, o custo de manutenção fica adequado à demanda de transporte do cliente.

Driver Services

A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o operador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por veículo. A solução de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta proporcionar o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em três etapas: o treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching, que é realizado pelos instrutores Master Drivers distribuídos por toda a rede.